Geral

Seleção militar angolana homenageada por vitória no Brasil

Os judocas foram recebidos no gabinete do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas.

O Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, Geraldo Sachipengo Nunda, recebeu na segunda-feira a Taça conquistada por judocas militares num torneio no Brasil.

A cerimónia ocorreu no seu gabinete, em Luanda, quando recebia a seleção militar de judo vencedora do campeonato brasileiro Liga Nacional de Judo, realizada em novembro passado.

O “capitão” da seleção militar de judo, Jorge Miguel, fez a entrega do troféu do evento que decorreu de 25 a 27 de novembro no Brasil e contou também com a participação do Chile, além do país organizador. A atividade decorreu no Ginásio Desportivo Farezão na cidade de Santa Maria, no Estado Rio Grande do Sul.

Ao dirigir-se aos atletas, o responsável máximo das Forças Armadas Angolanas salientou o desempenho destes, que resultou na conquista da prova para a qual foram convidados pelo país lusófono.

“Em nome da direção das FAA, do Comandante em Chefe e de Sua Excelência Ministro da Defesa, gostaríamos de transmitir as nossas felicitações pelas medalhas conquistadas porque isso honra o nosso País, a nossa bandeira e, de uma forma particular, as FAA”.

Recordou que as FAA desenvolvem muitas atividades, e neste caso particular as atividades desportivas “constituem um viveiro para um desporto de alta competição e vocês deram mostra de que isto é possível”.

A Liga Nacional de Judo é um campeonato que já vai na sua 16ª edição e Angola participou pela primeira vez a convite da organização.

A delegação angolana foi constituída por cinco atletas, um fisioterapeuta, chefe da delegação e um elemento da imprensa militar, designadamente Armindo Manuel Pedro, Jorge Engrácia Miguel, Antunes Sebastião Vunje; Teca Fernando Boco; Wilson Bimbi; Lorivaldo Catanha; Balduíno Fusga e Alberto Evaristo Madureira.

Angola venceu, entre outras, nas categorias dos -60kg, -66kg, -73kg e -81kg individual e Interclubes (open maiores).

A nível internacional a Liga Nacional de Judo Brasileira é filiada à União Pan-americana, mais antiga entidade de administração de judo nas américas, e à Federação Mundial da modalidade.

Em declarações à imprensa, o treinador da seleção militar, Osvaldo Domingos, destacou o apoio prestado pela direção das FAA na preparação. “As Forças Armadas foram bem representadas e Angola em geral esta de parabéns. O trabalho, assim como as dificuldades de ordem conjuntural, fizeram de nós uma equipa coesa para o êxito da competição e estamos todos de parabéns”.

Por seu lado, Miguel Jorge considerou “difícil” por ter sido a primeira participação. “Como atletas estamos sempre preparados, como militar a responsabilidade é maior ao representar sempre bem a nossa Pátria angolana”.

De acordo com o “capitão” de equipa, a conquista da taça em território brasileiro “é mostra da característica dos militares angolanos quando participam em missões internacionais”. Acrescentou que a palavra de ordem no seio dos militares é “tornar o impossível em possível e vencer sempre para elevar o nome de Angola bem alto”.

Ler mais: http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2016/12/20/selecao-militar-angolana-homenageada-por-vitoria-no-brasil

Fale connosco